quinta-feira, 24 de junho de 2010

ATIVIDADE 1 - PROJETO PESSOAL / PROFISSIONAL

Sonhos, ideais, projeto de vida...
Acredito que todo o ser humano sonha, sonha por ideais....
Não projetamos nossa vida quando criança, mas sonhamos... Continuamos a sonhar quando adolescentes e buscamos realizar nossos sonhos quando adultos.
Sonhos, são na verdade projetos imaginários com possibilidade de realização....
Quando criança eu sonhava em ser Professora, muito embora, meu sonho quase tem se desviado, quando na adolescência sonhei por algum tempo em ser uma grande administradora de empresas....
Porém, como dizem alguns pensadores: Sonhos falam....talvez no nosso subconsciente sem nos darmos conta eles nos dominam.... e eu voltei por acaso ao antigo sonho, projeto de vida: Ser Professora. Iniciei substituindo uma amiga e hoje ainda estou trabalhando nesse projeto, pois acredito que em todas as profissões estamos em constante estudo e pesquisa de formação.
Sou professora/educadora a 28 anos. Trabalhei no início da carreira sem formação específica, porém sempre buscava dar o melhor de mim em tudo o que fazia. Hoje, habilitada em Artes Plásticas e especializada em Psicopedagogia Educacional, adoro trabalhar com alunos em sala de aula, pois lá consigo me realizar. Fui convidada para assumir o cargo de Diretora na Escola de Educação Básica Dois Irmãos de Presidente Castello Branco e diante da oportunidade aceitei o desafio, pois era uma chance para aprender coisas novas, desafiadoras, uma nova experiência. Estou no cargo de direção, gosto do que faço, apesar das muitas dificuldades que encontramos na educação acredito ainda que nós educadores tenhamos em nossas mãos o potencial de transformar a sociedade e como diz Augusto Cury “Mostrei que a sociedade não precisa de heróis, mas de pessoas humanas.“ e nós, educadores, podemos ser essas pessoas.....
Meu projeto pessoal/profissional volta-se em torno desse pensamento, em buscar sempre fazer com que as pessoas vivam melhores e de uma forma mais humana.
Quando me aposentar, pretendo voltar a estudar....
Sonhos se tornam verdades quando em torno deles buscamos realizar nosso projeto de vida. Sou apaixonada pelo meu trabalho e tenho uma família maravilhosa, meus pais, meus irmãos, meu marido, meus filhos são minha vida estão presentes no dia-a- dia e me apóiam em todos os momentos. Eles são a razão do meu viver....

quarta-feira, 23 de junho de 2010

JOHN CONSTABLE (1776-1837)

John Constable foi um pintor de paisagens do século XIX. Desde os tempos de escola foi um aluno problemático, mas se deu conta bem jovem que, não havia muitos em sua geração que pintassem a natureza. Persistiu na idéia. Em 1799 convenceu então seu pai a mandá-lo para a Royal Academy em Londres para estudar arte.
Diferente dos pintores que eram seus contemporâneos, Constable preferia pintar ao ar livre. Por essa e outras razões, era considerado um excêntrico, o que contribuiu para que sua pintura fosse apreciada, durante grande parte da sua carreira, apenas por um pequeno grupo de críticos.
Em 1824, contudo, ocorre uma reviravolta na carreira de Constable: sua paisagem "O carro de feno" é premiada no Salon de Paris, o que desperta grande interesse por sua obra. Nessa época, o pintor, produz algumas de suas mais belas paisagens; dentre elas, "A praia de Brighton" e "Caminho para o mar". Constable retrata a natureza serena e profundamente, com lembranças de sua juventude, ligando à seus lugares de origem, onde viveu ao lado do pai.




A carroça de feno (1821), Dimensões: 1,30m x 1,85m. Galeria Nacional, Londres.

Pode-se observar que o artista obteve por meio da natureza uma obra admirável, quase como uma foto, retratando muito bem a luminosidade.

Teatro leva aprendizado e fantasia às escolas!


Unir educação e cultura; este é o objetivo do projeto 'Teatro a serviço da Educação' que há cinco anos leva espetáculos teatrais para dentro das escolas em todas as regiões do Brasil. Criado pela Editora Positivo para reforçar vínculos com as escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino (SPE), o projeto teve tanta aceitação que ganhou força e acabou expandindo-se para outras escolas através do apoio de prefeituras e secretarias da educação de diferentes cidades pelo País.

Hoje, o projeto conta com três companhias de teatro que apresentam quatro diferentes espetáculos escolhidos e elaborados por psicopedagogos e educadores para atender às necessidades de diferentes faixas etárias.

"Os temas são adequados de modo que possam ser trabalhados pedagogicamente em sala de aula e que, de alguma forma, ampliem o conhecimento de alunos e professores", garante a coordenadora do projeto, Mariane Weigert.

Os quatro espetáculos são inspirados em textos e canções do repertório folclórico brasileiro. 'Bonequinha de Pano', com texto de Ziraldo, o teatro de bonecos 'Encanta Brasil' e o 'Romance do Pavão Misterioso', da literatura de cordel, misturam música, atuação e a arte dos bonequeiros com temas escolares e que fazem parte do universo de crianças dos seis aos 13 anos de idade.

Já o musical 'Cantar e Viver o Brasil', que aborda temas de vestibular, é dedicado ao público adolescente com linguagem própria desta faixa etária.
"Os espetáculos já foram assistidos por 300 mil alunos de norte a sul do Brasil. E o mais interessante é que algumas dessas crianças jamais haviam assistido a uma peça de teatro", afirma Mariane.

Segundo a educadora Maristher Motta Bello - que participou da elaboração do 'Teatro a serviço da Educação' - o teatro não apenas tem a capacidade de trazer às escolas aprendizado através da fantasia, mas também de formar jovens apreciadores da arte. "Formar platéia é uma das nossas intenções", diz a educadora.

Cada escola visitada por este projeto recebe, com antecedência, cartilhas com os temas das peças e sugestões de como trabalhar os assuntos em salas de aula para que os alunos possam desfrutar da experiência de forma mais intensa e proveitosa. Os espetáculos são oferecidos em caráter beneficente em toca de 1 kg de alimento por espectador.

Experiência nas Escolas:

Segundo Maristher Motta Bello, os resultados do 'Teatro a serviço da Educação' são motivadores para que outras escolas realizem trabalhos parecidos. "Os benefícios são muito maiores do que esperávamos. Os professores das escolas que já receberam os espetáculos relatam mudanças de comportamento nas salas de aula como uma maior mobilização dos alunos para a aprendizagem", afirma.

A educadora aponta que mesmo sem receber as peças do projeto, as escolas podem tirar proveito da idéia buscando parcerias com grupos de teatro amador ou profissional que estejam dispostos a trabalhar temas dedicados às crianças.

Outra maneira ainda mais simples e que pode ser desenvolvida por qualquer professor com apoio da escola é trabalhar algumas obras de teatro e literatura brasileira com os alunos em salas de aula. Maristher Bello aconselha que se proponha aos alunos uma investigação a respeito do contexto histórico e regional no qual cada obra foi criada.

A educadora aconselha ainda a elaboração de trabalhos como a construção de bonecos que podem ser usados como personagens em espetáculos realizados pelos próprios alunos.
"Recriar bonecos, pesquisar a história e até cantar as canções do folclore brasileiro instiga o apreciador e o artista que cada criança tem dentro de si", diz ela.


As escolas que tenham interesse de receber o projeto ou elaborar ações pedagógicas inspiradas nele, podem entrar em contato com a Editora Positivo pelo e-mail relacionamentopositivo@editorapositivo.com.br.
Extraido do site Terra: http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI3180897-EI8266,00-Teatro+leva+aprendizado+e+fantasia+as+escolas.html

História da Arte - LINHA DO TEMPO:

PRÉ- HISTÓRIA:
-Período Paleolítico e neolítico;
-Primeiras manifestações artísticas, pinturas e gravuras encontradas nas paredes das cavernas.

ANTIGÜIDADE:
-Aparecimento da escrita que sucede até a queda do império romano.Período das grandes civilizações, como a Mesopotâmia, Egito, Grécia, e Roma.
Mesopotâmia:
Construções em adobes (tijolo preparado com argila crua e secado ao sol);
Também outros povos se desenvolviam ao mesmo tempo. (Pirâmides Quéops, Quéfren e Miquerinos)
Egípcio-
Grande civilização.Povo excessivamente religioso e místico, toda sua vida girava em torno da crença de que a alma voltaria a habitar o mesmo corpo.Monumentos funerários, religiosos. Lei do frontalidade.
Grécia:
Basicamente ligada aos templos (Colunas Dórica, Jônica e Coríntia).
-Buscavam no homem e na vida inspiração (padrão de beleza).
-Uso da figura geométrica ou cenas mitológicas.
-Teatro (arena).
Romanos-
Construções mais típicas são templos, basílicas, circos, teatros, anfiteatros, e aquedutos;
Decoração de paredes
Retratos.

ARTE MEDIEVAL:
-Deus centro do universo;
Arte Bizantina: mosaico
Românica: uso de rosáceas para facilitar a iluminação interna dos templos;
Góticos: teocentrismo atingiu seu apogeu, toda a vida do homem deveria ser voltada para o aspecto religioso e as igrejas deveriam tornar- se amplas e mais altas.

ARTE ACADÊMICA OU CLÁSSICA:
-Do teocentrismo Medieval o homem avança para o humanismo e coloca- se como centro do universo.
-Descobre que existem outros povos que habitam o planeta;
-Surge a renovação artística e cultural.

RENASCIMENTO:
-Os artistas voltam a estudar o corpo humano, procurando perfeição e harmonia das formas, buscando inspiração nos Greco-Romanos:esculturas como a Pietá de Miguel Ângelo Buonarotti, Giotto é o percursor do renascimento, mas Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores gênios da humanidade.

BARROCO:
-Foi utilizada em relação a arte porque os artistas não observam mais as rígidas regras estabelecidas no renascimento.
-No Barroco predomina o aspecto emocional, juntamente com o sentimento religioso.
-Abundância de detalhes,violentos contrastes de luz e sombra.

ROCOCÓ:
-É graça elegância, erotismo e inspiração mundana.
-Os pintores deste estilo usam pinceladas rápidas, leves e delicadas.
-O desenho é decorativo.
-As cores são claras e luminosas.
-Nus femininos.

ARTE NEOCLÁSSICA:
-Tendência artística e literária que surgiu em contraposição as idéias do Barroco e do Rococó.
-Este estilo representa a restauração ou reconstrução das formas artísticas da Antigüidade Clássica e Greco – Romana.

ROMANTISMO:
-Há a valorização do exótico, do pitoresco, do fantástico e do aventuroso.
-Delacroix é o expoente máximo da pintura romântica.
-Alto relevo, liberdade de composição,exuberância de cor vermelho, contraste de luz e sombra, pinceladas livres.

REALISMO:
-Surgiu contrapondo a idéia do romantismo.
-O avanço tecnológico fez com que os homens se voltassem para o real, concreto, ocientífico, o objetivo. Começa a surgir grandes edifícios de ferro, concreto e vidro,muito aço.
-desaparecem das pinturas os santos, histórias e literários.
-O pintor só pinta o que viu e o que está vendo.
-Artista: Rodin

ARTE MODERNA, PÓS- MODERNA E CONTEMPORÂNEA:

IMPRESSIONISMO: Pintura baseada nas diversas variações da cor da luz. Pintavam ao ar livre, procurando fixar em suas telas a luminosidade e a atmosfera do ambiente.
Artistas: Manet, Monet, Cézanne, Degas, Renoir.


EXPRESSIONISMO: Surge em oposição ao impressionismo e reflete a angústia e a instabilidade do período entre a primeira e segunda Guerra Mundial. Pintura deformada de imagens e da realidade, emocional, sentimental, utilizando temas como o amor, o ódio, a miséria, o medo, a solidão, a prostituição e outros.
Artistas: Van Gogh, Munch,


FOVISMO: Deformadores de imagens da realidade por isso em suas telas não produzem sentimentos, mas simplesmente sensações, impulsos vitais. É uma pintura que agride por suas cores fortes e quentes. O desenho e a forma estão em segundo plano.
Artista: Matisse

CUBISMO: Simplificação e geometrização da forma. Abandono da terceira dimensão. Trata as formas como se fossem cones, esferas e cilindros.
Artistas: Paul Cezann, Pablo Picasso, Mondrian.

ABSTRACIONISMO: É uma pintura cuja forma não possui qualquer relação com as imagens ou aparências da realidade exterior.
Artista: Kandinsk, Mondrian, Paul Klee, Duchamp.

DADAÍSMO: Pintura irracional, sem sentido, debochada, satírica. Reflete um espírito de insatisfação e tédio, pois surgiu num período de saturação cultural. Desordem duvida improvisação.
Artista: Duchamp

SURREALISMO: Sem preocupação estética ou moral baseia-se inteiramente no comando do subconsciente. Baseado no valores do sonho e suas associações.
Artistas:Dali, Miro, Picasso.

FUTURISMO: Pintura dinâmica, vertiginosa, compatível com a velocidade da era da maquina. Usam formas geométricas para dar movimento.
Artista: Duchamp

OP ART: Propõe participação ativa do contemplador na obra. Criação em série, simboliza o mundo precário.
Artista Vassarely.

POP ART: Evidencia o cotidiano, o comum. Exagero de formas para chamar atenção. Expressão do vulgarismo americano valorizando produtos fabricados e consumidos em massa.
Artista: Warhol

Resumo elaborado por profª Noeli