sexta-feira, 30 de julho de 2010

Projeto Arte e Vida

Projeto: A arte como forma atraente de aprendizagem
Arte e Vida
LOCAL: Pres. Castello Branco

Justificativa

A arte ocupa uma função indispensável na vida das pessoas, porque é por meio dela que ampliamos a nossa sensibilidade, percepção, reflexão e imaginação. Aprender arte envolve também conhecer, refletir e apreciar sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. É fundamental entender que a arte se constitui de manifestações e de atividades criativas dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem ao se conhecerem e ao conhecê-lo.
Através da história podemos comprovar que a arte foi a primeira manifestação espontânea e artística do homem. Foi através dela que o homem começou a comunicar-se e expressar seus sentimentos e emoções. Desde os tempos mais remotos a comunicação ocorria através de gestos, sons, pintura, ritos...
A arte na escola tem uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem, ocupando um papel de base para toda a educação. Nossas crianças necessitam de conhecimentos e podemos dizer que assim como as artes plásticas, a música, o canto e a dança, as artes cênicas tornam-se um complemento indispensável na educação moderna.
O teatro, como arte, foi formalizado pelos gregos, passando dos rituais primitivos das concepções religiosas que eram simbolizadas, para espaço cênico organizado como demonstração de cultura e conhecimento. A arte do homem exigindo a sua presença de forma completa: seu corpo, sua fala, seu gesto, manifestação à necessidade de expressão e comunicação.
Em nossas escolas é necessário trabalhar o teatro com seriedade, pois envolve o amadurecimento do espírito crítico, bem como o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo do indivíduo em crescimento, estimulando sua capacidade de expressão.
A criança ao começar a freqüentar a escola possui capacidade para a teatralidade como um potencial e como uma prática espontânea vivenciada nos jogos do faz-de-conta. Cabe a escola estar atenta ao seu desenvolvimento trabalhando de maneira consciente, possibilitando-lhe participação em todas as atividades sem a perda da espontaneidade lúdica e criativa que é característica própria da criança.
O teatro no processo de formação da criança cumpre não só a função integradora, mas de estimular as capacidades intelectuais como a espontaneidade, imaginação, a observação, a percepção e o relacionamento social, inatas em todo o ser humano, mas que necessitam desenvolver-se mais e mais.
As habilidades físicas – voz, olhar, gestos, movimento, equilíbrio, flexibilidade, expressão corporal e verbal – desenvolvem-se através dos exercícios dramáticos.
Uma escola consciente de sua missão deve oportunizar ao educando a chance de desenvolver seu potencial estético, expressando sua sensibilidade, mostrando-se único num mundo em que dominar saberes já não é o suficiente.
Desta forma, este trabalho demonstra a relação que existe entre as atividades teatrais e o desenvolvimento das potencialidades da criança.
Também, tem o objetivo de obter qualidade no processo ensino-aprendizagem, através de elos de estruturação e consistência no contexto de informação, conhecimento, colaboração e responsabilidade de todos (educadores, alunos, pais, gestores escolares), para que possibilitem o desenvolvimento de aprendizagens fundamentais e significativas, de todos os alunos.
Acredita-se ser esta a intenção de toda e qualquer instituição que possui o nobre objetivo de possibilitar uma educação pública de qualidade, onde educandos e educadores sejam bons cidadãos, desenvolvidos em todos os seus aspectos e que possam estar melhorando suas vidas a partir de seus conhecimentos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Ativ. 1.3 - Projeto de suas características

Ativ. – 1.3 – Projeto e suas características

O que é um projeto? É o pensar em resolver um problema, através de estudos, pesquisas e objetivos para alcançar metas. E, na educação, não nos faltam problemas para pesquisa e busca de soluções.
A professora Maria Elizabeth destaca que “ A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem... Quando o aluno participa da elaboração do projeto para chegar a uma aprendizagem, com certeza ele vai estar mais motivado pois ele se sentirá co-autor do processo e isso fará com que ele participe com mais interesse em busca da própria pesquisa, que resultará em aprendizado próprio.

A proposta de projetos aproxima a teoria e prática e com isso proporciona a construção do conhecimento partindo do que o educando traz na bagagem para a busca de um conhecimento maior interagindo com colegas e professores. Porém, é fundamental que o educador tenha claro os objetivos, metas, limites e prazos para conclusão do projeto de trabalho. Professores, educadores precisam testar essa forma de trabalhar, individualmente com pequenos projetos dentro de suas disciplinas para após expandir e interligar a outras e assim trabalhar projetos na interdisciplinaridade.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Diálogo Teórico

Ativ- 1.2 – Diálogo teórico
Noeli T. Borsatti da Silva
Hoje, vivemos a era digital, onde pouco ou quase nada desperta o interesse do aluno ou o atrai para o conhecimento. Nosso educando está mais exigente pois já vem com uma bagagem oferecida pelos muitos meios tecnológicos que tem acesso e a escola continua igual, quer dizer, ouço muito dizer: queremos mudanças na educação... Porém, nós não mudamos ou pouco mudamos. Resistimos as mudanças e essa resistência nos impede de melhorar, de progredir. O projeto de trabalho é uma forma de ensinar, concordo com Fernando Hernández, educador espanhol, quando cita em seu texto de projetos didáticos o reorganizar os currículos por projetos. Essa proposta baseia-se nas idéias de John Dewey, filósofo e pedagogo norte americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.
O modelo ainda segundo Hernández propõe que o professor deixe de ser transmissor de conteúdos e passe a ser construtor do conhecimento junto ao aluno. Dessa forma exige mais a atenção do mesmo, pois ele também se sentirá sujeito no construir ou desenvolver o projeto. E após definir o assunto, o educador deverá deixar claro e definir junto aos educandos os objetivos, para que desperte nos mesmos a curiosidade e que o desenvolver do projeto seja prazeroso e atraente isso despertará um interesse maior de participação de todas as partes. Acredito que não podemos mais adiar um repensar pedagógico e os projetos deverão estar cada vez mais presentes em nossos métodos, nosso dia-a-dia é projetado, sem nos darmos conta, e se não nos projetarmos, andamos sem rumo ou nos perdemos no caminho.