Ativ. 1.6 –
Noeli T Borsatti da Silva
Reflexões sobre a aprendizagem
Trabalhar com projetos no ensino aprendizagem é uma prática bem interessante. Desde que seja bem fundamentado o tema para despertar o interesse do aluno. Na década de 80 quando iniciei minha experiência educacional, trabalhava a disciplina de Iniciação para o Trabalho (IPT) ou Preparação para o Trabalho (PPT) em forma de projetos. Toda a atividade ou o conteúdo que seria trabalhado com a turma era elaborado, junto com os educandos o projeto onde constavam os seguintes itens: Título do projeto, Objetivo Geral, Objetivos específicos, Desenvolvimento, Recursos: Físicos, humanos e financeiros, Cronograma de realização, Culminância, Avaliação e Autoavaliação. Era muito interessante, os alunos gostavam muito, pois eram os autores do projeto e queriam que o mesmo fosse realizado da melhor forma possível. Infelizmente a disciplina foi extinta do currículo.
A prática de projetos continua sendo trabalhada em nossas escolas, em algumas disciplinas ou temas.
A diferença agora é que existem inúmeros recursos tecnológicos, que na época eram bem raros. Agora o trabalho com projetos é mais facilitado, pois esses recursos podem motivar mais professores e alunos a usufruir dessas tecnologias e programar o trabalho com projetos
Porém, percebe-se uma resistência dos educadores em trabalhar essa prática, talvez por desconhecer ou nunca ter trabalhado dessa forma.
Os estudos que realizamos neste módulo sobre projetos foram muito interessantes e motivadores. Agora depende de cada um de nós educadores, introduzirmos a mesma nas nossas atividades escolares.