PRÉ- HISTÓRIA:
-Período Paleolítico e neolítico;
-Primeiras manifestações artísticas, pinturas e gravuras encontradas nas paredes das cavernas.
ANTIGÜIDADE:
-Aparecimento da escrita que sucede até a queda do império romano.Período das grandes civilizações, como a Mesopotâmia, Egito, Grécia, e Roma.
Mesopotâmia:
Construções em adobes (tijolo preparado com argila crua e secado ao sol);
Também outros povos se desenvolviam ao mesmo tempo. (Pirâmides Quéops, Quéfren e Miquerinos)
Egípcio-
Grande civilização.Povo excessivamente religioso e místico, toda sua vida girava em torno da crença de que a alma voltaria a habitar o mesmo corpo.Monumentos funerários, religiosos. Lei do frontalidade.
Grécia:
Basicamente ligada aos templos (Colunas Dórica, Jônica e Coríntia).
-Buscavam no homem e na vida inspiração (padrão de beleza).
-Uso da figura geométrica ou cenas mitológicas.
-Teatro (arena).
Romanos-
Construções mais típicas são templos, basílicas, circos, teatros, anfiteatros, e aquedutos;
Decoração de paredes
Retratos.
ARTE MEDIEVAL:
-Deus centro do universo;
Arte Bizantina: mosaico
Românica: uso de rosáceas para facilitar a iluminação interna dos templos;
Góticos: teocentrismo atingiu seu apogeu, toda a vida do homem deveria ser voltada para o aspecto religioso e as igrejas deveriam tornar- se amplas e mais altas.
ARTE ACADÊMICA OU CLÁSSICA:
-Do teocentrismo Medieval o homem avança para o humanismo e coloca- se como centro do universo.
-Descobre que existem outros povos que habitam o planeta;
-Surge a renovação artística e cultural.
RENASCIMENTO:
-Os artistas voltam a estudar o corpo humano, procurando perfeição e harmonia das formas, buscando inspiração nos Greco-Romanos:esculturas como a Pietá de Miguel Ângelo Buonarotti, Giotto é o percursor do renascimento, mas Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores gênios da humanidade.
BARROCO:
-Foi utilizada em relação a arte porque os artistas não observam mais as rígidas regras estabelecidas no renascimento.
-No Barroco predomina o aspecto emocional, juntamente com o sentimento religioso.
-Abundância de detalhes,violentos contrastes de luz e sombra.
ROCOCÓ:
-É graça elegância, erotismo e inspiração mundana.
-Os pintores deste estilo usam pinceladas rápidas, leves e delicadas.
-O desenho é decorativo.
-As cores são claras e luminosas.
-Nus femininos.
ARTE NEOCLÁSSICA:
-Tendência artística e literária que surgiu em contraposição as idéias do Barroco e do Rococó.
-Este estilo representa a restauração ou reconstrução das formas artísticas da Antigüidade Clássica e Greco – Romana.
ROMANTISMO:
-Há a valorização do exótico, do pitoresco, do fantástico e do aventuroso.
-Delacroix é o expoente máximo da pintura romântica.
-Alto relevo, liberdade de composição,exuberância de cor vermelho, contraste de luz e sombra, pinceladas livres.
REALISMO:
-Surgiu contrapondo a idéia do romantismo.
-O avanço tecnológico fez com que os homens se voltassem para o real, concreto, ocientífico, o objetivo. Começa a surgir grandes edifícios de ferro, concreto e vidro,muito aço.
-desaparecem das pinturas os santos, histórias e literários.
-O pintor só pinta o que viu e o que está vendo.
-Artista: Rodin
ARTE MODERNA, PÓS- MODERNA E CONTEMPORÂNEA:
IMPRESSIONISMO: Pintura baseada nas diversas variações da cor da luz. Pintavam ao ar livre, procurando fixar em suas telas a luminosidade e a atmosfera do ambiente.
Artistas: Manet, Monet, Cézanne, Degas, Renoir.
EXPRESSIONISMO: Surge em oposição ao impressionismo e reflete a angústia e a instabilidade do período entre a primeira e segunda Guerra Mundial. Pintura deformada de imagens e da realidade, emocional, sentimental, utilizando temas como o amor, o ódio, a miséria, o medo, a solidão, a prostituição e outros.
Artistas: Van Gogh, Munch,
FOVISMO: Deformadores de imagens da realidade por isso em suas telas não produzem sentimentos, mas simplesmente sensações, impulsos vitais. É uma pintura que agride por suas cores fortes e quentes. O desenho e a forma estão em segundo plano.
Artista: Matisse
CUBISMO: Simplificação e geometrização da forma. Abandono da terceira dimensão. Trata as formas como se fossem cones, esferas e cilindros.
Artistas: Paul Cezann, Pablo Picasso, Mondrian.
ABSTRACIONISMO: É uma pintura cuja forma não possui qualquer relação com as imagens ou aparências da realidade exterior.
Artista: Kandinsk, Mondrian, Paul Klee, Duchamp.
DADAÍSMO: Pintura irracional, sem sentido, debochada, satírica. Reflete um espírito de insatisfação e tédio, pois surgiu num período de saturação cultural. Desordem duvida improvisação.
Artista: Duchamp
SURREALISMO: Sem preocupação estética ou moral baseia-se inteiramente no comando do subconsciente. Baseado no valores do sonho e suas associações.
Artistas:Dali, Miro, Picasso.
FUTURISMO: Pintura dinâmica, vertiginosa, compatível com a velocidade da era da maquina. Usam formas geométricas para dar movimento.
Artista: Duchamp
OP ART: Propõe participação ativa do contemplador na obra. Criação em série, simboliza o mundo precário.
Artista Vassarely.
POP ART: Evidencia o cotidiano, o comum. Exagero de formas para chamar atenção. Expressão do vulgarismo americano valorizando produtos fabricados e consumidos em massa.
Artista: Warhol
Resumo elaborado por profª Noeli
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