quarta-feira, 23 de junho de 2010

JOHN CONSTABLE (1776-1837)

John Constable foi um pintor de paisagens do século XIX. Desde os tempos de escola foi um aluno problemático, mas se deu conta bem jovem que, não havia muitos em sua geração que pintassem a natureza. Persistiu na idéia. Em 1799 convenceu então seu pai a mandá-lo para a Royal Academy em Londres para estudar arte.
Diferente dos pintores que eram seus contemporâneos, Constable preferia pintar ao ar livre. Por essa e outras razões, era considerado um excêntrico, o que contribuiu para que sua pintura fosse apreciada, durante grande parte da sua carreira, apenas por um pequeno grupo de críticos.
Em 1824, contudo, ocorre uma reviravolta na carreira de Constable: sua paisagem "O carro de feno" é premiada no Salon de Paris, o que desperta grande interesse por sua obra. Nessa época, o pintor, produz algumas de suas mais belas paisagens; dentre elas, "A praia de Brighton" e "Caminho para o mar". Constable retrata a natureza serena e profundamente, com lembranças de sua juventude, ligando à seus lugares de origem, onde viveu ao lado do pai.




A carroça de feno (1821), Dimensões: 1,30m x 1,85m. Galeria Nacional, Londres.

Pode-se observar que o artista obteve por meio da natureza uma obra admirável, quase como uma foto, retratando muito bem a luminosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário