terça-feira, 20 de julho de 2010

Ativ. 1.3 - Projeto de suas características

Ativ. – 1.3 – Projeto e suas características

O que é um projeto? É o pensar em resolver um problema, através de estudos, pesquisas e objetivos para alcançar metas. E, na educação, não nos faltam problemas para pesquisa e busca de soluções.
A professora Maria Elizabeth destaca que “ A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem... Quando o aluno participa da elaboração do projeto para chegar a uma aprendizagem, com certeza ele vai estar mais motivado pois ele se sentirá co-autor do processo e isso fará com que ele participe com mais interesse em busca da própria pesquisa, que resultará em aprendizado próprio.

A proposta de projetos aproxima a teoria e prática e com isso proporciona a construção do conhecimento partindo do que o educando traz na bagagem para a busca de um conhecimento maior interagindo com colegas e professores. Porém, é fundamental que o educador tenha claro os objetivos, metas, limites e prazos para conclusão do projeto de trabalho. Professores, educadores precisam testar essa forma de trabalhar, individualmente com pequenos projetos dentro de suas disciplinas para após expandir e interligar a outras e assim trabalhar projetos na interdisciplinaridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário