sexta-feira, 30 de julho de 2010

Projeto Arte e Vida

Projeto: A arte como forma atraente de aprendizagem
Arte e Vida
LOCAL: Pres. Castello Branco

Justificativa

A arte ocupa uma função indispensável na vida das pessoas, porque é por meio dela que ampliamos a nossa sensibilidade, percepção, reflexão e imaginação. Aprender arte envolve também conhecer, refletir e apreciar sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. É fundamental entender que a arte se constitui de manifestações e de atividades criativas dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem ao se conhecerem e ao conhecê-lo.
Através da história podemos comprovar que a arte foi a primeira manifestação espontânea e artística do homem. Foi através dela que o homem começou a comunicar-se e expressar seus sentimentos e emoções. Desde os tempos mais remotos a comunicação ocorria através de gestos, sons, pintura, ritos...
A arte na escola tem uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem, ocupando um papel de base para toda a educação. Nossas crianças necessitam de conhecimentos e podemos dizer que assim como as artes plásticas, a música, o canto e a dança, as artes cênicas tornam-se um complemento indispensável na educação moderna.
O teatro, como arte, foi formalizado pelos gregos, passando dos rituais primitivos das concepções religiosas que eram simbolizadas, para espaço cênico organizado como demonstração de cultura e conhecimento. A arte do homem exigindo a sua presença de forma completa: seu corpo, sua fala, seu gesto, manifestação à necessidade de expressão e comunicação.
Em nossas escolas é necessário trabalhar o teatro com seriedade, pois envolve o amadurecimento do espírito crítico, bem como o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo do indivíduo em crescimento, estimulando sua capacidade de expressão.
A criança ao começar a freqüentar a escola possui capacidade para a teatralidade como um potencial e como uma prática espontânea vivenciada nos jogos do faz-de-conta. Cabe a escola estar atenta ao seu desenvolvimento trabalhando de maneira consciente, possibilitando-lhe participação em todas as atividades sem a perda da espontaneidade lúdica e criativa que é característica própria da criança.
O teatro no processo de formação da criança cumpre não só a função integradora, mas de estimular as capacidades intelectuais como a espontaneidade, imaginação, a observação, a percepção e o relacionamento social, inatas em todo o ser humano, mas que necessitam desenvolver-se mais e mais.
As habilidades físicas – voz, olhar, gestos, movimento, equilíbrio, flexibilidade, expressão corporal e verbal – desenvolvem-se através dos exercícios dramáticos.
Uma escola consciente de sua missão deve oportunizar ao educando a chance de desenvolver seu potencial estético, expressando sua sensibilidade, mostrando-se único num mundo em que dominar saberes já não é o suficiente.
Desta forma, este trabalho demonstra a relação que existe entre as atividades teatrais e o desenvolvimento das potencialidades da criança.
Também, tem o objetivo de obter qualidade no processo ensino-aprendizagem, através de elos de estruturação e consistência no contexto de informação, conhecimento, colaboração e responsabilidade de todos (educadores, alunos, pais, gestores escolares), para que possibilitem o desenvolvimento de aprendizagens fundamentais e significativas, de todos os alunos.
Acredita-se ser esta a intenção de toda e qualquer instituição que possui o nobre objetivo de possibilitar uma educação pública de qualidade, onde educandos e educadores sejam bons cidadãos, desenvolvidos em todos os seus aspectos e que possam estar melhorando suas vidas a partir de seus conhecimentos.

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