Ativ- 1.2 – Diálogo teórico
Noeli T. Borsatti da Silva
Hoje, vivemos a era digital, onde pouco ou quase nada desperta o interesse do aluno ou o atrai para o conhecimento. Nosso educando está mais exigente pois já vem com uma bagagem oferecida pelos muitos meios tecnológicos que tem acesso e a escola continua igual, quer dizer, ouço muito dizer: queremos mudanças na educação... Porém, nós não mudamos ou pouco mudamos. Resistimos as mudanças e essa resistência nos impede de melhorar, de progredir. O projeto de trabalho é uma forma de ensinar, concordo com Fernando Hernández, educador espanhol, quando cita em seu texto de projetos didáticos o reorganizar os currículos por projetos. Essa proposta baseia-se nas idéias de John Dewey, filósofo e pedagogo norte americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.
O modelo ainda segundo Hernández propõe que o professor deixe de ser transmissor de conteúdos e passe a ser construtor do conhecimento junto ao aluno. Dessa forma exige mais a atenção do mesmo, pois ele também se sentirá sujeito no construir ou desenvolver o projeto. E após definir o assunto, o educador deverá deixar claro e definir junto aos educandos os objetivos, para que desperte nos mesmos a curiosidade e que o desenvolver do projeto seja prazeroso e atraente isso despertará um interesse maior de participação de todas as partes. Acredito que não podemos mais adiar um repensar pedagógico e os projetos deverão estar cada vez mais presentes em nossos métodos, nosso dia-a-dia é projetado, sem nos darmos conta, e se não nos projetarmos, andamos sem rumo ou nos perdemos no caminho.
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